quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PLANO DE ESTÁGIO


CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO.
CAMPUS: COMÉRCIO
DOCENTE: EZILEIDE SANTANA
DISCIPLINA: ESTÁGIO II
DOCENTE: DÉBORA ALINE DOS SANTOS  JESUS
CURSO: PEDAGOGIA   6° SEMESTRE.


 PLANO DE ESTÁGIO

 
JUSTIFICATIVA

 O estágio é parte do processo de formação do aluno, estabelecendo a interlocução entre a formação acadêmica e o mundo profissional, através de uma (re) aproximação contínua da academia com a realidade social.
De acordo com a legislação vigente, Lei 11.788 de 25/09/2008, o estágio é definido como o “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante”, proporcionando aprendizagem social, profissional e cultural, através da sua participação em atividades de trabalho, vinculadas à sua área de formação acadêmico-profissional. Portanto minhas expectativas são as melhores, pois vou poder passar a teoria que aprendi na academia para meus alunos é muito bom ter esse contato no estágio até mesmo para as pessoas se  descobrir e avaliar se e isso que realmente quer para o futuro . O estágio e um grande momento é  também muito esperado pois passar as compartilhar as experiências e fundamental , podemos aprender muito com os alunos e com os profissionais que atuam em sala de aula. Para mim esses dias vão ser muito especiais, pois é o que gosto de fazer.

  OBJETIVOS GERAIS

Ao discente estabelecer relações entre a teoria estudada em sala de aula e a prática, aqui representada pela presença e atuação do aluno nos campos de estágio, para a realização de observações, coleta de dados, e outras formas de participação que lhe forem oportunizadas ou que forem necessárias para o desenvolvimento satisfatório de suas atividades acadêmicas e formativas. Dessa forma, ele se torna imprescindível, na medida em que irá contribuir para a formação global do profissional da educação, crítico e consciente, capaz de posicionar-se frente à realidade, como também atuar na busca de propostas para transformá-la.


OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

Relacionar os conteúdos do curso e das situações de aprendizagem com os muitos contextos de vida social e pessoal, de modo a desenvolver no aluno a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria e suas conseqüências e aplicações práticas.


METODOLOGIA

No Ensino Fundamental é realizado observações, auxílio ao professor regente na sala de aula e a experiência de intervenção e docência.  Ao desenvolver e vivenciar essas atividades podemos  aprender sobre as diferentes práticas pedagógicas construídas e aplicadas ao que se refere aos processos de ensino-aprendizagem, conteúdos e utilização de materiais pedagógicos, brinquedos e jogos pedagógicos, bem como, observar e intervir em situações relacionadas à relação professor-aluno, aluno-aluno e aluno-estagiário.
Pretendo trabalhar  com  os conhecimentos prévios dos alunos de forma significativa e lúdica pois esses tipos de atividades a criança aprende brincando e se interessa mas pela sala de aula e pelo conteúdo trabalhado.

 AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

A avaliação vai ser voltada as experiências que vou viver na unidade escolar, pois como vou ter a oportunidade de observar a professora regente vou aprender varias coisas com ela.
A avaliação vai ser feita a cada dia, pois cada dia vai ser de aprendizagem, de erros e acertos com essas experiências vão  melhorando e aperfeiçoando minha prática e assim mim tornando um boa e competente profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário