domingo, 2 de dezembro de 2012

UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL


UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Estágio Supervisionado II
Nome da la: Escola Municipal Nossa Senhora da Boa Fé
Endereço: Rua Padre Antonio S/N - Bairro: Pero - Vaz
Horário de atividade escolar:
Manhã: 07:30 ás 11:30
Tarde: 13:00 ás 17:00
Noite: 19:00 ás 21:30
Modalidades de ensino ofertadas pela instituição:
Ed. Infantil, Ed. Fundamental  I e  Seja  I
Equipe pedagógica administrativa:
·         Gestores: Cássia Pereira Santos
·         Coordenadores pedagógicos: Cristiane Meire Santana Santos
Missão da Escola: Comunicação Honesta e respeitosa entre todos, acreditando na importância e integração de cada um, educação  de qualidade garantindo o acesso e a permanência na escola ao aluno e a aluna objetivando a formação de cidadões capazes de agir na transformação da sociedade.
Número de salas por turno:
·         Matutino: 04 salas
·         Vespertino: 04 salas
·         Noturno: 03 salas
Documentos que norteiam as atividades desenvolvidas na Unidade Escolar
·         PDE   (  x  )
·         PPP  (   x  )
·         Regimento Escolar (  x    )
A escola possue:
·         Conselho Escolar (  x   )
·         Grêmio Estudantil (    )
Projetos desenvolvidos pela escola
ü  Demandados da SECULT
o   Não  existe projeto desenvolvidos na escola demandados pela SECULT
ü  Concebidos pela escola

o   Leitura e Família
o   Escola comunidade de dentro pra fora de fora pra dentro
o   Projetos de valores

ü  Observação:
         Esses projetos são elaborados pelos professores, coordenadora pedagogia, diretora e vice- diretora, eles fazem o projeto de acordo a necessidade da comunidade.



OBSERVAÇÃO DE AULAS
Aula 1 : 19/11/2012 ( Segunda- feira)

Nome do Professor Regente

ü  Célia Maria Gomes

Turma
ü  2° ano

Aulas do dia
ü  Português
ü  Matemática
ü  História Infantil

Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumada em filas.

Atividades realizadas

ü  1° Oração
ü  2° calendário
ü  3° quantos somos?
ü  4° História dos três porquinhos ( Comentada pelos alunos e professora)
ü  5° Hora da merenda
ü  6° Correção da atividade de casa (Módulo)
ü  7° Retirar do quadro atividade pra casa ( Atividade de Matemática  conteúdos cubo e paralelepípedo)

Metodologia aplicada

ü  A professora faz um trabalho coletivo, discute com seus alunos historias mostrando os valores e atitudes dos personagens.
ü  Segunda – feira os alunos relatam o seu final de semana de forma individual, ou seja, cada um tem a sua de falar, o que fez.
ü   A professora trabalha com módulo elaborado pela mesma onde a unidade escolar disponibiliza aos alunos.


Observação

ü  A professora e muito dedicada e se esforça diante as muitas dificuldade que a escola municipal tem , a turma  e mista muitos alunos alfabetizados e outros ainda no nível pré – silábico.



OBSERVAÇÃO DE AULAS
Aula 2 : 20/11/2012 ( Terça – feira)
Nome do Professor Regente

ü  Célia Maria Gomes

Turma
ü  2° ano

Aulas do dia

ü  Aulas relacionadas com o tema da consciência negra 

Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumada em semi- circulo

Atividades realizadas
ü  1° Oração
ü  2° calendário
ü  3° quantos somos?
ü  4° História da pequena sereia (Comentada pelos alunos e professora)
ü  5°Hora da merenda
ü  6° Apresentação, desfile, músicas entre outros.



Metodologia aplicada


ü  Visita as exposições de cartazes feita pelos alunos, apresentação de musica com danças afro e desfile entre os alunos e alunas dos outros segmento  .




Observação

ü  Muito bom trazer para os alunos esse dia, de modo tão dimânico para que possam conhecer a nossa história. 





OBSERVAÇÃO DE AULAS
Aula 3 : 21/11/2012 (Quarta-feira)

Nome do Professor Regente

ü  Célia Maria Gomes

Turma
ü  2° ano

Aulas do dia

ü  Português


Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumada em filas


Atividades realizadas


ü  1° Oração
ü  2° calendário
ü  3° quantos somos?
ü  4° História do chapeuzinho vermelho (Comentada pelos alunos e professora)
ü  5°Prova Avalie  alfa português
ü  6°Hora da merenda
ü  7°Linguagem oral
ü  8°Práticas



Metodologia aplicada

ü  Reprodução de situações e experiências vividas com clareza e seqüência temporal e casual.
ü  Localização de informações pertinentes em diferentes textos a partir do questionamento.



Observação
ü  A professora trabalha com diferentes modalidade de linguagem com poesia, música , cantigas de roda , fabulas entre outros,



CO-PARTICIPAÇÃO NAS  AULAS
Aula 4 : 22/11/2012 (quinta-feira)
Nome do Professor Regente
ü  Maria Célia Gomes

Turma
ü  2° ano
Aulas do dia
ü  Matemática

No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumada em filas

·         Atividades realizadas

ü  1° Oração
ü  2° calendário
ü  3° quantos somos?
ü  4° História da Bela e a fera (Comentada pelos alunos e professora)
ü  5°Prova avalie alfa matemática
ü  6°Hora da merenda

·         Metodologia aplicada

ü  Não houve  , pois esse dia a prova avalie alfa foi de matemática e os alunos demoram muito para fazer.

No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena cadeiras  em filas

·         Atividades realizadas

ü  Atividade no módulo
ü  Atividade para casa a ser retirada do quadro.
ü   
·         Metodologia aplicada
ü  Copiar atividade para cada retirando do quadro.


Observação:  Dificuldade  e demora para responder a prova avalie alfa da disciplina matemática.


CO-PARTICIPAÇÃO NAS  AULAS
Aula 5:  23/11/2012  ( sexta – feira)
Nome do Professor Regente
ü  Maria Célia Gomes

Turma
ü  2° ano
Aulas do dia
ü  Artes

No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumadas  em filas

·         Atividades realizadas

ü  1° Oração
ü  2° calendário
ü  3° quantos somos?
ü  4° História do Patinho feio  (Comentada pelos alunos e professora)
ü  5° Hora da merenda


·         Metodologia aplicada

ü  Desenhar a historia do patinho feio de acordo ao entendimento de cada aluno.

No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumadas  em filas


·         Atividades realizadas

ü  Pintura de símbolos do natal ( Vela, Papai Noel  e Árvore de Natal)

·         Metodologia aplicada

ü  Contar a historia do natal e o significado de cada símbolo pintado.


Observação: O interesse dos alunos pela história do natal , muitas perguntas interresantes.


CO-PARTICIPAÇÃO NAS  AULAS
Aula 1 : 26/11/2012 ( Segunda- feira)
Nome do Professor Regente
ü  Célia Maria Gomes
Turma
ü  2° ano
Aulas do dia
ü  Português, Matemática e Ciências.

No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumadas em filas

·         Atividades realizadas

ü  1° Oração
ü  2° calendário
ü  3° quantos somos?
ü  4° História do Pinóquio (Comentada pelos alunos e professora
ü  5°Hora da merenda
ü  6°Atividade de Português
ü  7°Hora da novidade

·         Metodologia aplicada

ü  Atividade no módulo pag.: 62
ü  Socialização do final de semana

No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumadas  em filas

·         Atividades realizadas

ü  Ciências: alimentos ( animal,vegetal e mista)
ü  Sorteio da sacola história para levar pra casa ( participação da família )

·         Metodologia aplicada

ü  No quadro, traçar 3 colunas para cada tipo de alimento, propor a turma um ditado em que um aluno irá falar um alimento e escolher outro aluno para escrever na coluna devida.
ü  A turma também irá analisar a escrita de seu colega, para possível  ajuste .
Observação: Participação de todos  , utilização a aprendizagem significativa.


CO-PARTICIPAÇÃO NAS  AULAS
Aula 2 : 27/11/2012 (Terça- feira)
Nome do Professor Regente
ü  Célia Maria Gomes

Turma
ü  2° ano
Aulas do dia
ü  Português e Matemática


No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumadas  em filas

·         Atividades realizadas

ü  1° Oração
ü  2° calendário
ü  3° quantos somos?
ü  4° História da Menina do laço de fita (Comentada pelos alunos e professora)
ü  5°Hora da merenda

·         Metodologia aplicada

ü  Chamar os alunos ao quadro para socialização das respostas da atividade de casa.

No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumadas  em filas

·         Atividades realizadas

ü  Fazer anotação no caderno sobre atividade de casa no livro de português pag.209 e matemática pag.130

·         Metodologia aplicada
ü  No quadro fez uma tabela dos adjetivos  , já escrito para que formem seus pares de Sinôminos e antônimos



Observação:  Aula muito proveitosa , pois os alunos perceberam que um era inverso do outro.


CO-PARTICIPAÇÃO NAS  AULAS
Aula 3 : 28/11/2012 ( Quarta- feira)
Nome do Professor Regente
ü  Célia Maria Gomes
Turma
ü  2° ano
Aulas do dia

ü  Matemática

No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumadas  em filas

·         Atividades realizadas
ü  1° Oração
ü  2° calendário
ü  3° quantos somos?
ü  4° História das princesas  (Comentada pelos alunos e professora)
ü  5°Hora da merenda
ü  6°Correção da atividade de casa

·         Metodologia aplicada

ü  Socialização das atividades de casa propiciando a participação do aluno.


No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala

ü  Sala pequena arrumadas em filas

·         Atividades realizadas

ü  Montagem do paralelepípedo a partir da figura do livro pag.12 do módulo e depois colar as parte para daí ir formar  um paralelepípedo.

·         Metodologia aplicada

ü  Identificação de forma plana e não planas, diferenciando-as de acordo com exemplos em sala ou em casa.

Observação: Muitos exemplos de vários objetos e móveis, ansiedade para ver o paralelepípedo pronto.



CO-PARTICIPAÇÃO NAS  AULAS
Aula 4 :  29/11/2012 ( Quinta-feira)
Nome do Professor Regente
ü  Célia Maria Gomes

Turma
ü  2° ano
Aulas do dia
ü  Apresentação dos trabalhos feitos no 2° semestre .

No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala

ü  Semi- circulo


·         Atividades realizadas

ü  Não houve atividade, pois a professora e os alunos estavam arrumando os trabalhos para a exposição da mostra de projetos.


·         Metodologia aplicada

ü  Arrumação da sala e colagem das atividades.



No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala

ü  Semi- circulo


·         Atividades realizadas

ü  Visita as outras salas, para conhecer os trabalhos dos colegas.

·         Metodologia aplicada




Observação: Muito importante eu está presenciando uma mostra de projeto dentro da unidade escolar , tive a oportunidade de ver os projetos do 2° ano e dos outros segmentos.



CO-PARTICIPAÇÃO NAS  AULAS
Aula 5  : 30/11/2012  ( Sexta-feira)
Nome do Professor Regente
ü  Débora Aline

Turma
ü  2° ano
Aulas do dia
ü  Jogos e brincadeiras

No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala

ü  Semi- circulo

·         Atividades realizadas
ü  Conto  de  história Nem tudo que parece é ?
ü  Caixa de brinquedos

·         Metodologia aplicada

ü  Contei uma história e depois deixei eles brincarem com a caixa de brinquedo que existe na sala de aula, deixei livre também para quem leva seus brinquedos.

No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala

ü  Semi – circulo

·         Atividades realizadas

ü  Atividade do plano coringa
ü  Boca de formo
ü  Três – três passará

·         Metodologia aplicada

ü  Jogos e brincadeiras, pois dia de sexta – feira a aula e até as 10:00 horas portanto a professora trabalha com a recreação as sextas .  Então fiz a mesma coisa.

Obersevação: Único momento que pude ficar sozinha com eles , muito legal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário